O crescimento do Agronegócio em 2020 tem um motivo: TECNOLOGIA
O agronegócio brasileiro só tende a crescer, com isso, o setor vem enfrentando desafios mais intensos, como a concorrência internacional, problemas ambientais, demanda maior de alimentos por conta do crescimento populacional e preocupação crescente quanto ao uso de defensivos agrícolas.
Em resposta a tais situações, produtores rurais estão buscando soluções diversas no emergente mercado das AgTechs, também conhecidas como agritechs, que operam em diversas categorias, entre elas agricultura de precisão, robótica, Internet das Coisas (IoT) e gerenciamento empresarial. Um mapeamento realizado pela consultoria KPMG conferiu que atualmente existem 135 empresas com soluções tecnológicas para o agronegócio e cerca de 7 mil startups com o mesmo tipo de iniciativa.
O uso de tecnologias facilita a tomada de decisões pelo produtor rural, reduz custos de mão-de-obra e da quantidade de agrotóxicos ou fertilizantes utilizados nas plantações e utilizam práticas mais sustentáveis. Além disso, possui manejos mais precisos e otimizados, aumentando o rendimento das lavouras, possibilitando mais safras em igual período.
Algumas delas são multifuncionais, como o drone, que, além de pulverizar as plantações, executa telemetria, registra imagens da área e pode ser complementado por um sistema de GPS ou gerenciamento, colhendo e analisando dados pertinentes de plantio, solo, identificação e contenção de pragas, reduzindo gastos com produtos químicos, auxiliando no uso acertado de defensivos ou insumos e reduzindo gastos por conta da menor quantidade de reposição.
A transformação digital mudou – e ainda está mudando – todas as esferas econômicas e sociais. No setor do agronegócio, não seria diferente! A tecnologia no campo está possibilitando um salto produtivo significante e cada vez mais rápido, trazendo eficiência, funcionalidade e sustentabilidade, mostrando que quem não se adequar a ela, vai ficar fora do mercado.
Publicado por: Marketing Kobra