Saiba como criar suínos mais saudáveis e melhorar sua rentabilidade!
A carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida no mundo, representando quase metade do consumo e da produção de carnes. O Brasil é o quarto maior produtor, abaixo da China, da União Européia e dos Estados Unidos da América.
Os produtores devem estabelecer algumas condições adequadas às necessidades específicas para cada espécie, como alimentação, água, ambiente, forma que é feito o manejo e outros.
1. Alimentação
Os suínos criados devem receber uma nutrição saudável e suficiente, proporcionando todos os nutrientes adequados para seu desenvolvimento. Além disso, o produtor deve assegurar que a ração esteja disponível e de fácil acesso para cada animal, e a ração pode ser oferecida em comedouros nos quais todos os animais consigam se alimentar ao mesmo tempo.
2. Água
É necessário que os animais tenham acesso a água de beber limpa e fresca diariamente. Além disso, a altura dos bebedouros e a vazão da água devem ser ajustados para garantir que todos os suínos possam saciar a sede.
3. Instalações
Para que os suínos não se machuquem, as instalações nas quais são criados não podem ter saliências ou extremidades pontiagudas. As instalações elétricas devem estar inacessíveis aos animais, isoladas e aterradas adequadamente, protegidas contra roedores e periodicamente testadas para suportar raios.
4. Ambiência
O ambiente deve ser mantido de forma a proteger os animais contra frio ou calor excessivos. Assim, as normas determinam variações de temperatura aceitáveis de acordo com o peso dos animais.
5. Qualidade do ar
O projeto das instalações deve contemplar a necessidade de ventilação suficiente para que a umidade não seja elevada, uma vez que os suínos são suscetíveis à doenças respiratórias
6. Espaço
O espaço de piso disponível para o bem-estar dos suínos deve ser de pelo menos uma vez e meia a área que eles ocupam quando deitados. Existem medidas mais específicas para animais em crescimento e para matrizes. Mas de maneira geral o objetivo é dar a cada indivíduo espaço suficiente para que possa se movimentar com liberdade.
7. Área de repouso
Os suínos criados intensivamente devem ter acesso a uma área de repouso de piso sólido, com área suficiente para que todos os animais possam se deitar e na qual haja uma angulação para que a água possa escoar, mantendo a superfície sempre seca.
8. Manejo
O bem-estar dos suínos e as boas práticas para a criação estabelecem que os animais sejam tratados com tranquilidade e calma. Para que isso seja cumprido, todos os envolvidos no manejo devem receber treinamento adequado.
9. Tecnologias
A produção de suínos está sempre evoluindo. Portanto, quem atua nesta área deve estar atento às novas tecnologias do mercado, que podem facilitar a criação! Utilizando tecnologias nos processos, você tem um aumento da produtividade do lote e contribui para o desempenho e bem-estar animal.
Com a Kobra você encontra diversas soluções tecnológicas desenvolvidas para alcançar estes resultados e que também ajudam a melhorar a rentabilidade do produtor!
Entre em contato e saiba mais.
Publicado por: Marketing Kobra