por eng spa
Agendar consulta técnica
20/05/2020

A importância da água na avicultura

A importância da água na avicultura

Entenda porque a qualidade e o tratamento da água são os principais fatores para um bom desempenho na produção de aves.  Quando falamos em criação de aves, logo consideramos diversos aspectos que costumam ser priorizados pelos produtores e pelas indústrias como essenciais para ter uma boa produção. Alguns exemplos comuns são alimentação por ração, manejo, instalações, entre outros. Porém, mesmo sendo fatores que demonstram grande relevância para a qualidade da avicultura, eles não são únicos.O primeiro passo para melhorar a qualidade de uma produção de aves é voltar a sua atenção para os dados que comprovam a importância da água para o desenvolvimento dos animais.

Aves e quantidade de consumo de água


Segundo pesquisa científica da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, os frangos consomem duas vezes mais água do que alimentos durante o dia. Além disso, dependendo da variação de temperatura, esse consumo do líquido pode ser ainda maior.  O estudo ainda afirma que a água exerce funções essenciais para o funcionamento do metabolismo das aves, sendo o melhor caminho para garantir saúde ao animal. Além da necessidade natural das aves pelo consumo de água, ela é considerada o nutriente mais importante na vida do animal, o que exige o fornecimento de uma água limpa e sem contaminação para melhorar o desempenho da criação.  Os resultados avaliados na pesquisa científica citada mostraram uma redução significativa no desempenho dos frangos que tiveram acesso restrito ao consumo de água. Como consequência, foram identificados aspectos de agressividade e irritação nesses animais, desfavorecendo a qualidade da carne.
 

Como tratar e proporcionar água de qualidade


Assim como acontece no consumo humano, os níveis corretos de acidez e cloro são essenciais para certificar que a água é de qualidade confiável para ser ingerida pelas aves. Para proporcionar esse benefício na sua criação, é necessário incluir equipamentos nos bebedouros, que permitam o tratamento completo e melhorem a qualidade da água.
São quatro etapas que contemplam o processo:


1)    Cloração

2)    Acidificação

3)    Filtragem

4)   Anti-incrustação ou Corrosão


Nas duas primeiras etapas, Cloração e Acidificação, os equipamentos serão responsáveis pelo controle microbiológico feito pela umidificação das pastilhas de Tricloro e reduzindo o PH da água por meio das pastilhas de ácidos orgânicos. Com isso, a sanitização da água terá sido realizada.  Em seguida, entra em ação o filtro, que realiza o processo de filtragem por profundidade, retendo as partículas sólidas desprendidas na tubulação. Por fim, se dá a inativação dos agentes incrustantes e corrosivos, processo feito com o produto antigota, impedindo que minerais causem incrustação nos equipamentos e consequentemente gotejamento nos bebedouros. Além de favorecer a criação de biofilmes.
 

Quarteto Kobra: solução completa


O Quarteto Kobra possui todos os elementos para tratar a água de forma completa, permitindo a realização de todas essas etapas no seu bebedouro. Ele deve ser instalado em local de fácil acesso, entre a caixa d’água e o bebedouro.  Produtos que podem ser facilmente manejados por técnicos agrícolas, tratadores e criadores, além de apresentarem alta durabilidade e serem econômicos.
Informações sobre pedidos e orçamentos podem ser solicitadas em nosso site