por eng spa
Agendar consulta técnica
11/08/2020

Entenda a importância da água no organismo animal

Entenda a importância da água no organismo animal

Podendo chegar a até 85% da constituição corporal de pintainhos e leitões, a água é nutriente essencial.

A água está presente em nosso organismo em quantidade diferente com relação a nossa idade. Nos animais também é assim, no caso de pintainhos e leitões recém-nascidos, ela chega a uma proporção de 85% na constituição corporal. Em animais adultos, essa quantia pode ser de até 75%.

Outro fator importante a salientar é que a perda de 10% de água em relação ao peso corporal leva o pintainho à perda de peso e induz à desidratação. Além disso, 20% de perda das reservas de água do organismo pode levar a ave à morte.

A reposição da água corporal e a qualidade desta água ingerida é essencial para o consumo correto, evitando desidratação e redução de consumo de ração e mantendo um bom desempenho.

A água no organismo


Quando falamos em água geralmente pensamos em disponibilidade, mas se pensarmos que a água é um nutriente essencial e somente a deficiência de oxigênio é mais crítica que a falta dela, refletimos o tamanho da importância da água como nutriente.
É importante também conhecermos suas propriedades físico-químicas, principalmente para consumo de aves e suínos. Thulin e Brumm (1991) chamaram a água de nutriente esquecido, demonstrando claramente a desatenção de todos para a sua importância. A falta ou as alterações na sua composição apresentam impactos altamente significativos no desempenho animal.
Seu consumo pode chegar a ser mais que o dobro de ração. Sendo a água a maior parcela na composição corporal, ela se torna responsável por muitas das reações metabólicas no organismo, como:
  • Digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes no trato digestório;
  • Translocação dos compostos químicos no organismo;
  • No transporte de substâncias;
  • As reações do metabolismo, alimentos e gases de respiração só podem reagir em meio aquoso;
  • Excreção dos resíduos do metabolismo;
  • Secreção de hormônios, enzimas e outras substâncias bioquímicas;
  • Termorregulação corporal e equilíbrio térmico;
  • Manutenção da pressão osmótica dentro e fora da célula;
  • Age como lubrificante com fluído cérebro espinhal, sinovial, auricular, intraocular e amniótico.

Tudo isso a torna um nutriente essencial desde a nutrição até avaliação de desempenho final.

Fatores que influenciam o consumo de água em frangos de corte e poedeiras


Na qualidade da água consideramos a dureza, nível de nitratos, sólidos dissolvidos totais, contaminação bacteriana, alcalinidade e pH. Quando falamos em qualidade do alimento podemos citar nível de proteínas e minerais, se é peletizada ou farelada, consumo do alimento e contaminação.
Nas instalações devemos avaliar o que interfere no consumo de água como temperatura, pressão da água, instalação inadequada das linhas de distribuição e mau dimensionamento de volume de água. Além da altura de bebedouros, vazamentos e temperatura ambiente.
A ração para ser ingerida precisa que o consumo de água seja correto, se não temos um consumo de água adequado, não teremos um consumo de ração satisfatório e com isso teremos queda na produção. (Adaptado de Manning et al.,2007)

Porque realizar o monitoramento do consumo de água

O consumo de água é um ótimo indicador de bem-estar e sanidade das aves e suínos. Portanto, é de extrema importância que seja definido o consumo esperado nas granjas e que este parâmetro seja monitorado.
Com base em observações de produtores, quando ocorre a redução do consumo de água por três dias consecutivos ou uma redução de mais de 30% em um só dia, essa pode ser uma indicação de que há um potencial problema com a saúde dos animais (Brum, 2010).
Por fim, uma queda repentina no consumo pode significar a ocorrência de doenças ou um aumento súbito pode significar problemas na rede hidráulica. Sendo assim, avaliar com frequência o consumo de água das aves é etapa essencial para garantir que o animal esteja ingerindo água de qualidade e na quantidade adequada para te render bons resultados.