por eng spa
Agendar consulta técnica
22/09/2020

A importância do consumo de água em períodos de estresse calórico das aves

A importância do consumo de água em períodos de estresse calórico das aves

São muitos os fatores que influenciam a qualidade da criação animal. O mesmo acontece na avicultura, já que para um desempenho adequado das aves, elas necessitam que o consumo de água, de ração e o equilíbrio térmico estejam adequados.
Com a chegada do verão, nos deparamos com aumentos de temperatura e as ondas de calor nessa época podem comprometer a saúde do animal e seu desempenho, gerando diversos problemas para um bom rendimento das aves. Entenda aqui em nosso blog de hoje os perigos que essas condições apresentam e a importância da água nesse processo.

Temperatura das aves

As aves, por serem animais homeotermos, dispõem de um centro termorregulador, localizado no hipotálamo, capaz de controlar a temperatura corporal através de mecanismos fisiológicos e respostas comportamentais, mediante a produção e liberação de calor, determinando assim a manutenção da temperatura corporal normal que é 41,1ºC (MACARI & SOARES, 2012).
As aves possuem reduzida capacidade de transpirar, pois não possuem glândulas sudoríparas, por isso as perdas por evaporação pela pele são pouco significativas. Portanto, as perdas evaporativas através da respiração são muito importantes (VIOLA et al., 2011).
O consumo de água durante o estresse calórico é limitante para a taxa de crescimento e sobrevivência, isto porque, durante o estresse calórico a água tem papel fundamental nos mecanismos refrigeradores envolvidos na termorregulação das aves.

Assim sendo, são necessários cuidados especiais de manejo durante o estresse, principalmente os associados com a qualidade e a temperatura da água, uma vez que as evidências sugerem que o aumento no consumo de água beneficia a ave, ao atuar como um tampão de calor.

Aumento do consumo de água

Visto que aves não perdem calor por transpiração elas precisam resfriar seus órgãos internos pela evaporação respiratória e também pelo consumo de água. A água é insubstituível para o organismo das aves, em virtude das funções que ela exerce no metabolismo e este consumo diário se tornou parâmetro de saúde e bem-estar.
Considerando as funções da água no metabolismo, uma delas é de termorregulação corporal e equilíbrio térmico. SINGLETON et al. (2004) observaram que após 20ºC, para cada 1ºC que a temperatura ambiental aumentou, o consumo de água aumentou em 6%, enquanto que o consumo de ração diminuiu em 1,23%.

Isso pode se tornar um fator prejudicial ao crescimento, desempenho e até de sobrevivência das aves, porque o estresse calórico diminui o consumo de ração, consequentemente faz com que as aves deixem de ingerir as calorias necessárias para ganho de peso e buscam utilizar a gordura corporal como fonte de energia para tentar um equilíbrio de temperatura, balanceando negativamente o rendimento e desempenho.
Alguns fatores são importantes considerar, como qualidade e temperatura da água, regulagem dos bebedouros, evitar que as aves fiquem em estresse calórico com manejo adequado de temperatura e principalmente tenham acesso à água de boa qualidade e temperatura adequada. Isso tudo reduz significativamente a ocorrência de queda de desempenho e até de mortalidade na avicultura.
A Kobra oferece soluções específicas que garantem mais qualidade na água de bebida das aves. Em nosso site, você pode conhecer e solicitar uma consulta técnica de nossos produtos para proporcionar mais bem-estar animal e mais rentabilidade na sua criação.
 

Veja também